No fim de semana, eventos de mobilidade voltados para mulheres acontecem na cidade

No próximo domingo, 4 de dezembro, as meninas do coletivo “La Frida” chegam de Salvador diretamente para a avenida Paulista no evento “Preta, vem de bike“.

O projeto tem como objetivo promover o uso da bicicleta como inclusão social, igualdade étnica e igualdade de gênero e visa levar a mobilidade urbana da orla às periferias.

Como a Paulista é a nossa orla, nada melhor do que curtir a brisa paulistana pra trocar ideias e sentir o vento no rosto na avenida que tem reservado agora algumas horas para o lazer da população.

As meninas vão se encontrar às 9h na Praça do Ciclista para  um bate-papo e também vão dar uma forcinha a quem quiser aprender a pedalar. Depois das 10h, quando a avenida estiver aberta ao lazer, haverá uma pedalada.

Mobilidade urbana e as mulheres 

Visando criar um espaço para discutir a mobilidade sob a ótica das mulheres, na segunda-feira, dia 5 de dezembro, a WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com o Sampapé, a Cidade Ativa, Corrida Amiga, ANTP e Pé de Igualdade, organizam o evento “Mobilidade Urbana e a perspectiva das mulheres“. As mulheres são maioria no transporte público e também andando a pé, mas o planejamento urbano é quase sempre elaborado por e para homens.

O evento começa às 9 da manhã com um panorama geral sobre política pública de mobilidade urbana e a participação das mulheres, depois segue com uma discussão sobre o padrão da mobilidade. Nessa mesa – que começa às 11h – participarão as meninas do La Frida, além das meninas do GT gênero da Ciclocidade, que apresentam dados da pesquisa recente feitas sobre o uso da bicicleta por mulheres em São Paulo.

A tarde a discussão aborda o transporte público coletivo na perspectiva das mulheres. Esta mesa conta com Ana Carolina Nunes, do Sampapé e Mila Guedesque luta pela acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida na cidade de São Paulo.

O objetivo das discussões é apontar problemas, demandas e possíveis soluções para pessoas ligadas à mobilidade urbana e à área de políticas para mulheres, técnicos e técnicas e representantes de operadores de sistemas de transportes, acadêmicas e acadêmicos, profissionais das áreas correlatas, jornalistas, integrantes de conselhos participativos, gestores e gestoras da Prefeitura de São Paulo e de outras cidades da Região Metropolitana.

Se você nao puder participar, não se preocupe pois o evento será integralmente gravado e exibido posteriormente nas redes sociais.

 

Imagem: Divulgação.

Serviço

Preta, vem de Bike.
Onde: Praça do Ciclista (Avenida Paulista x Rua da Consolação).
Quando: domingo, dia 4 de dezembro às 9h.

Mobilidade Urbana e a perspectiva das mulheres.
Onde: São Paulo Center (em frente ao Jockey Club), Sala Cidade Jardim.
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1088.
Quando: segunda-feira, dia 5 de dezembro, às 9h.

Importante: Haverá “bondes a pé“ saindo das estações Butantã do metrô e Cidade Jardim da CPTM até o evento. Acompanhe a página do evento pelo facebook para saber mais infos sobre horários, etc.

***
Por Rachel Schein na Página da Rachel.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.