Oslo quer proibir carros no centro da cidade em quatro anos

O novo governo esquerdista da cidade de Oslo, Noruega, anunciou, nesta segunda-feira que quer proibir a circulação de carros particulares no centro da cidade até 2019, como parte de um plano para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
 
O Partido Trabalhista e seus aliados da esquerda socialista e o Partido Verde, vencedores das eleições municipais de 14 de Setembro na capital norueguesa, apresentaram uma plataforma voltada para o meio ambiente e para a luta contra as alterações climáticas.
 
O programa prevê a proibição de veículos particulares no centro da cidade onde moram apenas cerca de 1.000 pessoas, mas é uma região de trabalho para 90.000, de acordo com o jornal Verdans Gang.
 
O novo governo da cidade não deu detalhes sobre como o plano será implementado. Mas a proposta tem suscitado preocupação entre os empresários locais, que observam que 11 dos 57 centros comerciais da cidade estão nesta região planejada para ser livre de carros.
 
A proibição de veículos é parte de um plano para reduzir em 50% os efeitos das emissões de gases estufa até 2020 em relação aos níveis de 1990. As novas autoridades da cidade também planejam diminuir o uso de combustíveis fósseis e, a partir de seus fundos de pensão, construir mais ciclovias, subsidiar a compra de bicicletas elétricas e reduzir o tráfego de automóvel na cidade como um todo, em 20% até 2019 e 30% até 2030.
 
“Em 2030, ainda haverá pessoas dirigindo carros, mas eles devem ser zero poluentes”, disse Lan Nguyen Marie Berg, integrante do Partido Verde, em entrevista coletiva.
 
A mídia norueguesa disse que o cargo de prefeito da cidade deve ir para Marianne Borgen da Esquerda Socialista e não para Shoaib Sultan, o candidato do Partido Verde, que perde assim a chance de se tornar um dos primeiros muçulmanos a liderar uma grande cidade europeia.

Fonte: The Guardian.

 
*Tradução: Redação São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.