10 opções de passeios ao ar livre em São Paulo para seu lazer

Via Rota de Férias.

Muito além dos museus, teatros, restaurantes e shoppings, a capital paulista oferece uma série de atrações para desfrutar em áreas abertas com muito verde e tranquilidade. Confira!

1. Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera está entre os 10 melhores parques urbanos do mundo. Foto: iStock.

São Paulo não é feita só de prédios e asfalto. Os parques também fazem parte do dia a dia paulistano, oferecendo lazer, esporte, atividades culturais e um respiro em meio ao agito urbano. Com mais de 150 hectares, o Ibirapuera é um oásis verde em meio ao concreto e o parque mais famoso da cidade. O local tem árvores, lagos, jardins e centros culturais, incluindo pavilhões projetados por Oscar Niemeyer. É o lugar perfeito para passar o dia, fazer uma caminhada ou andar de bicicleta.

2. Avenida Paulista

Marcada por arranha-céus, shoppings e centros culturais, a Avenida Paulista é a via mais emblemática de São Paulo. É ainda melhor visitar o local aos domingos, das 8h às 16h (horário sujeito a alterações), quando a via fica aberta exclusivamente para pedestres e ciclistas. Seus quase 3 km de extensão se transformam em um grande e animado parque.

3. Pico do Jaraguá

Antena Norte do Pico do Jaraguá. Foto: iStock.

Com 1.135 metros de altitude, o Pico do Jaraguá é o ponto mais alto da capital paulista. Afastado do centro da cidade, ele oferece uma vista panorâmica que pode alcançar um raio de mais de 50 km, revelando praticamente toda a extensão de São Paulo e da região metropolitana. A visita é feita pelo Parque Estadual do Jaraguá, que fica ao lado da Rodovia dos Bandeirantes e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da região, em 492 hectares de área verde preservada.

4. Parque Villa-Lobos

Localizado no Alto de Pinheiros, o Parque Villa-Lobos engloba 732 mil m² de área verde, com 35 mil árvores, além de gramados e jardins floridos. Na entrada é possível alugar bicicletas de variados tipos, patins e outros equipamentos para se divertir na ciclovia de 4,6 km de extensão. Há ainda campos de futebol, quadras, academias ao ar livre e outros espaços para a prática de esportes e atividades físicas.

5. Horto Florestal

O parque possui uma rica representatividade de Mata Atlântica, algo raro na capital paulista. Foto: Diogo Moreira / A2 Fotografia.

Na zona norte de São Paulo, o Horto Florestal tem uma rica biodiversidade de fauna e flora e remanescentes de Mata Atlântica preservados em plena área urbana. Junto ao Parque Estadual da Cantareira, que também merece uma visita, o complexo tem trilhas, circuito de caminhada, ciclovia, quadras, campo de futebol, playground e outras áreas de lazer ao ar livre.

6. Beco do Batman

Na Vila Madalena, o Beco do Batman é uma galeria de arte urbana a céu aberto. A estreita viela para pedestres é cercada por muros coloridos, onde os mais variados grafites formam cenários perfeitos para fotos. A tradição dos murais grafitados neste local começou na década de 1980, com um desenho do Batman, que deu nome ao beco. Hoje, os grafites são assinados por diversos artistas e mudam constantemente. Aos finais de semana, é possível aproveitar uma feirinha de artesanato.

7. Parque da Água Branca

O Parque Doutor Fernando Costa, fica na Zona Oeste da capital e tem 137 mil metros quadrados. Foto: São Paulo São.

O Parque da Água Branca fica na Barra Funda e tem 137 mil m². Bem arborizado, abriga nascentes e árvores típicas da Mata Atlântica, como o pau-brasil. Há ainda lagos e fontes e um ambiente que remete a uma fazenda, já que animais como galinhas, gansos, patos e pavões circulam livremente pelo complexo. Outras atrações incluem o Museu Geológico, a Praça do Idoso, a Arena Hípica, o Aquário e o Espaço de Leitura.

8. Jardim Botânico

Com 143 hectares e várias espécies vegetais, o Jardim Botânico de São Paulo fica na zona sul da cidade. Além do Instituto de Botânica e do Museu Botânico, o local é lar de bosques e jardins, duas estufas com plantas típicas da Mata Atlântica, estruturas históricas e nascentes do riacho do Ipiranga.

9. Parque Zoológico

O Parque Zoológico de São Paulo é considerado um dos dez melhores do mundo. Foto: SVMA.

O Zoológico de São Paulo é a casa de mais de 1.500 animais, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados. Em um ambiente ao ar livre, bem arborizado e tranquilo, é possível conhecer animais raros e ameaçados, como o mico-leão-preto, a onça-pintada e outras espécies, além de compreender o papel dos zoológicos na conservação da natureza.

10. Parque Caminhos do Mar

A cerca de 40 km do centro de São Paulo, em São Bernardo do Campo, o Parque Caminhos do Mar proporciona uma mistura de ecoturismo com história. O passeio começa por uma trilha fácil de 9 km de extensão, que atravessa a Estrada Velha de Santos (fechada para veículos) e conta com monumentos históricos. Há ainda a Calçada do Lorena e trilha de pedras por onde D. Pedro I passou antes de proclamar a Independência do Brasil em 1822. O parque é repleto de espécies nativas da Mata Atlântica e oferece uma vista exuberante da Serra do Mar.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.