‘Philocalie’, amor pela beleza

Diretora de uma agência de comunicação parisiense e particularmente dedicada à criação de livros que combinam arte, economia e cultura, Valérie pediu a oitenta personalidades, entre artistas, escritores, filósofos, fotógrafos, designers e arquitetos, que apresentassem suas visões sobre a Beleza – não a beleza cosmética, mas a Beleza em seu sentido universal, que transpassa tempos e culturas.

Philocalie, Éditions de l’Embellissement, Paris, 2013 • Foto: acervo pessoal.De Pierre Bergé aos irmãos Campana, de Charlotte Gainsbourg a Jack Lang, de Christian de Pontzamparc a Oscar Niemeyer, o ecletismo das personalidades convidadas a abordar o tema foi tão surpreendente quanto as abordagens apresentadas. E o resultado é uma obra artístico-literária absolutamente rica em forma e conteúdo. Produzido em edição limitada (atualmente esgotada), o belíssimo livro de cerca de 30cm X 40cm traz um conjunto inédito de fotografias, ilustrações e textos impecavelmente selecionados e entrelaçados por uma sofisticada direção de arte, em que dezenas de lâminas impressas se reúnem dentro de uma caixa artesanal.

Philocalie, Éditions de l’Embellissement, Paris, 2013 • Foto: acervo pessoal.

Navegando pelas páginas, belíssimas por si só, nos deparamos com as mais diversas expressões da Beleza: a beleza da maternidade, a beleza do silêncio, a beleza das palavras e do significado das coisas… a beleza da obra de Picasso, a da cidade de Veneza e a da noite numa floresta… a beleza que é mistério, a beleza que é qualquer, a beleza que simplesmente é…

Reflexões como essas sempre estiveram presente ao longo de nossa História. Platão, São Tomás de Aquino, Montesquieu, Burke, Kant, Umberto Eco, Scruton, Todoróv… são incontáveis os pensadores das mais diversas épocas que, seduzidos pelo tema, propuseram indagações e análises sobre as manifestações da Beleza – suas formas de percepção, suas origens biológicas e culturais, suas transformações ao longo do tempo etc.. Há centenas de obras sobre o assunto, algumas com abordagens mais profundas, outras mais superficiais, todas diferentes e muitíssimo interessantes.

Philocalie, Éditions de l’Embellissement, Paris, 2013 • Foto: acervo pessoal.

Ao trazer olhares contemporâneos tão plurais sobre o mesmo tema, Philocalie reitera que a busca pela Beleza, inata à nossa natureza, continua permeando cotidianamente nossas visões, ações e relações, mantendo-se como importante conector entre nós e o mundo que nos cerca. E ao nos oferecer a oportunidade de refletir sobre esse assunto, tão caro e comum a todos, Philocalie celebra não apenas o amor pela Beleza, mas, sobretudo, o amor pela capacidade humana de perceber e de se relacionar com a vida.

***
Valéria Midena, arquiteta por formação, designer por opção e esteta por devoção, escreve quinzenalmente no São Paulo São. Ela é autora e editora do site SobreTodasAsCoisas, produtora de conteúdo e redatora colaboradora do MaturityNow.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.