O plano também prevê o remanejamento de 25 ciclofaixas, em um total de 12 quilômetros. O prazo de conclusão apresentado é o fim do mandato do prefeito Bruno Covas (PSDB), em dezembro de 2020.
Segundo a Prefeitura, para criar o novo projeto, foram avaliadas a falta de integração com outros modais de transporte público, equipamentos públicos e a própria malha viária existente.
A estrutura existente na Rua Professor Gustavo Pires de Andrade, na zona leste, deixará de existir. Em contrapartida, serão construídas novas conexões nas Avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Mello e Doutor Francisco Mesquita, chegando até o Terminal Sacomã, na zona sul.
“Tudo que está no plano foi discutido com a sociedade civil. Sobre remanejamentos, na Avenida Duque de Caxias (centro), estamos tirando a ciclofaixa das bordas e trazendo ao canteiro central, para devolver a via ao comerciante”, disse o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.
O secretário municipal de Governo, Mauro Ricardo, afirmou que a Prefeitura reavaliou as ciclovias que foram implantadas “sem qualquer conectividade com outro equipamento público” ou outras ciclofaixas.
“Todo quilômetro retirado, no entanto, será compensado”, afirmou Ricardo.
A gestão Covas pretende passar dos 503 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas existentes para 676 até o fim de 2020, com 173 novas conexões – 73% serão interligadas ao transporte público.
“Vamos fazer a conectividade das ciclovias que foram, segundo o prefeito Bruno Covas, ‘espalhadas tipo orégano em pizza’. Estamos dando funcionalidade ao que foi feito anteriormente, conectando-as com terminais de ônibus, estações de metrô e espaços públicos”, disse Ricardo.
A ciclovia da Radial Leste, que liga as estações do Metrô Corinthians-Itaquera e Tatuapé, ganhará 5,7 quilômetros e chegará até o centro da cidade, no Parque Dom Pedro II.
Do 310 quilômetros previstos para serem reformados, 60 já foram entregues. No mês passado, o Estado revelou que somente nove quilômetros haviam sido entregues em dois meses e meio, desde o começo dos trabalhos em agosto.
A reportagem também mostrou que ciclistas que usaram os trechos revitalizados elogiaram a nova estrutura, mas se queixaram da falta de sinalização em vias apagadas e de divulgação de um cronograma detalhado.
O plano cicloviário prevê investimento de R$ 325 milhões, acompanhado do projeto de recapeamento que conta com recursos de R$ 250 milhões.
Segundo a Prefeitura, para ser criado, foram realizadas dez audiências públicas e dez oficinas participativas organizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Câmara Temática de Bicicleta (CTB).
A lista das obras concluídas, previstas e em andamento está disponível no site da CET.
Os serviços incluem a renovação do pavimento asfáltico e a aplicação do novo padrão de sinalização com pintura vermelha apenas na aproximação das travessias. Também são instalados tachões a cada metro.
Em novembro, a CET afirmou que a linha de bordo está sendo feita, de modo emergencial, para alertar motoristas sobre a continuidade da existência da ciclofaixa.
Diferentemente da antiga pintura no asfalto, que era por toda a extensão em vermelho e com tachões e pinos de segurança, o novo padrão apresenta pintura vermelha só nos 10 metros de aproximação com os cruzamentos.
No restante da faixa, são desenhados símbolos de bicicletas no asfalto e linhas de bordo (vermelha e branca) dividindo o espaço entre bicicletas e carros. Tachões amarelos são instalados a cada metro da via, em cima da faixa branca, podendo variar de acordo com o projeto.
O decreto sobre a instalação de paraciclos em equipamentos públicos deve ser publicado ainda nesta semana.
Prefeitura vai remanejar 25 ciclovias na cidade
A Prefeitura de São Paulo vai extinguir ou mudar o trajeto de ao menos 25 ciclovias da cidade. Segundo a pasta, ao menos 12 quilômetros de vias para bicicletas serão remanejados para melhorar a conexão com outros meios de transporte ou porque foi constatada baixa utilização.
O anúncio foi feito durante apresentação do novo plano cicloviário da capital paulista, na manhã desta sexta-feira (13). A gestão Bruno Covas (PSDB) prevê a construção de 173 quilômetros de novas ciclovias e a reforma de outros 310 quilômetros de vias já existentes.
Entre as ciclovias que serão extintas estão a da avenida Bento Guelfi, na região de São Mateus, e a da rua Professor Gustavo Pires de Andrade, na Vila Prudente, ambas na zona leste da capital Paulistana. Segundo a prefeitura, serão feitas outras conexões com a rede de vias para bicicletas que existem nas proximidades.
Já a ciclovia da avenida Duque de Caxias, na região central, será remanejada para o canteiro central da via. A prefeitura ainda estuda a implantação de Zona Azul para estacionamento na via.
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Fonte: Estadão Conteúdo. Edição: São Paulo São.