Rio tomba Escadaria Selarón, em Santa Teresa, por interesse histórico

 
A Escadaria Selarón, como ficou conhecida a ligação dos bairros da Lapa e Santa Teresa pela Rua Manuel Carneiro, foi tombada por interesse histórico nesta quarta-feira (26). Com isso, a escada reformada pelo artista plástico chileno Jorge Selarón — que emprestou seu nome à obra — não poderá mais ser demolida ou modificada sem a aprovação de órgãos da Prefeitura.

A proposta foi feita pelo vereador Jefferson Moura (Psol) em 2014 e aprovada pela Câmara Municipal do Rio, antes de ser sancionada.

Selarón foi encontrado morto aos 65 anos na escadaria que começou a colorir cerca de 20 anos antes. Por ocasião da Copa do Mundo de 1994, Selarón homenageou o país que o acolheu desenhando a bandeira brasileira com retalhos de azulejos. Mais de duas mil peças foram utilizadas. Depois, Selarón passou a construir uma espécie de jardim, plantando flores em banheiras.

“O artista fez tudo sozinho. Nunca se importou com os calos e a dor nas mãos. Obcecado, no auge da obra, só parava quando não tinha mais recursos para comprar os materiais. Aí voltava a pintar quadros para ganhar dinheiro para poder continuar seu trabalho artístico”, diz o vereador Jefferson Moura na proposta da lei.

Trabalho reconhecido

A vida do artista virou documentário. O cineasta Stéphano Loyo retratou a obra do chileno no filme “Selarón”.“Ele era um grande personagem, ele era apaixonado pelo que fazia, eu decidi fazer o documentário porque eu já conhecia e já era encantado não só pela obra, mas também pela pessoa”, disse ao G1 em 2014. A morte de Selarón correu o mundo. Os sites da BBC News, The Guardian, La Nación e dezenas de outros jornais internacionais repercutiram a morte do artista plástico. 

O trailer de ‘Selaron, a grande loucura’: https://youtu.be/pXHqsjZx8xY

Gabriel Barreira / G1 do Rio.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.