São Paulo para pedestres? Documentário mostra o impacto da ‘Paulista Aberta‘ no ambiente urbano

O momento de agir foi mais do que oportuno. Depois de ir para a rua nas Jornadas de Junho de 2013, boa parte das pessoas não quis mais sair do espaço público. A Avenida Paulista, símbolo maior da veia executiva de São Paulo, é um dos principais exemplos disso.  Em 2015, ela passou a ser interditada aos domingos para carros e aberta aos pedestres e virou referência de projetos para cidades inteligentes.

Um ano depois, é hora de colher os frutos da mudança e insistir na sua expansão. Um estudo da USP comprovou que tanto a poluição sonora quanto a do ar melhoram aos domingos. O programa Ruas Abertas virou política pública, mas a participação popular continua sendo fundamental para que as ruas da cidade continuem sendo nossas.

O documentário Paulista Aberta pelas Pessoas explora a fundo as interessantes discussões que ganharam fôlego quando a Avenida Paulista foi aberta. De quem são as ruas, dos carros ou das pessoas? Como seria se elas fossem lugares de lazer? Como pessoas comuns podem mudar uma cidade? Como construir uma cidade melhor para o futuro?

Esses temas são discutidos e apresentados no vídeo com entrevistas com as idealizadoras do projeto, Letícia Sabino e Ana Carolina Nunes, do SampaPé, Guilherme Coelho, do Minha Sampa, representantes dos moradores e os vereadores de São Paulo, Nabil Bonduki, Ricardo Young, Gilberto Natalini e Mário Covas Neto.

Assista aqui!

***
Da redação da Smarty.

***
Nota dos editores do São Paulo São: não concordamos com a afirmação do texto acima de que “Depois de ir para a rua nas Jornadas de Junho de 2013, boa parte das pessoas não quis mais sair do espaço público“. A ocupação da Paulista se deu por decisão do Prefeito Fernando Haddad, contrariando inclusive decisões do Ministério Público Estadual e parte da opinião pública que eram contra a medida de abrir a Paulista para pedestres.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.