Sesc São Paulo e Escola da Cidade promovem o XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade

De 11 a 15 de abril, São Paulo será palco do XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade. Resultado da parceria entre a Escola da Cidade e o Sesc São Paulo, o evento reúne profissionais do Chile, EUA, Dinamarca, Colômbia, Turquia e Brasil para debater experiências de ocupação de espaços urbanos disponíveis para o usufruto do tempo livre.

Com a proposta de identificar possibilidades concretas para a constituição de novos espaços públicos, bem como pensar as diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender seus significados, o tema ‘Espaço Livre na Cidade’ é uma continuidade do Seminário de 2015, que trabalhou a temática ‘Tempo Livre na Cidade’ – quando foram discutidas as formas e meios de construção da apropriação deste espaço do lazer em nossas cidades – e reforça a parceria entre estas duas instituições tão atuantes na urbe de São Paulo.

Cartaz do seminário internacional. Imagem: reprodução.

“A motivação de ambas as instituições para entender melhor como os cidadãos vivem suas experiências do urbano é uma das razões da aproximação entre o Sesc e a Escola da Cidade na realização deste Seminário Internacional” afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc em São Paulo. Miranda destaca ainda que “a parceria reafirma a importância das ações conjuntas para a geração de novas práticas e para a atualização de conceitos visando tanto a ocupação de espaços vocacionados para o lazer e para o exercício da cidadania como para incentivar a coletividade na cidade.”

Além de ser um ponto de ação das instituições, Campo Limpo é também o primeiro local a receber atividades do Seminário que, refletindo sobre a ocupação do espaço urbano, propõe realizar-se em diferentes locais e bairros: Sesc Campo Limpo (11/4), Sesc Consolação(12 e 13/4), Sesc Pompeia (14/4) eEscola da Cidade (15/4) – além do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, onde ocorreram encontros preparatórios para o evento -, alimentando o debate junto aos convidados internacionais e nacionais sobre as particularidades do espaço livre da metrópole.

Entre os convidados estão Susan Chin (EUA) – Diretora Executiva do Design Trust for Public, Selva Gurdogan (Turquia) – Diretora do Studio-X Istambul, laboratório de pesquisas urbanas da Columbia University e o premiado arquiteto Felipe Uribe (Colômbia), entre outros.

“A discussão sobre os espaços livres da cidade visa identificar as possibilidades concretas para constituição de novos espaços públicos. A noção de espaço público, onde todas as atividades são lícitas e onde nos reconhecemos como cidadãos, é diretamente relacionada à condição urbana que construímos. Existem diferentes formas ou perspectivas de ver e compreender o significado dos espaços públicos em nossas cidades e os convidados internacionais poderão ofertar esta multiplicidade de visões”, afirma Álvaro Puntoni, do Conselho Escola e Grupo Técnico da Escola da Cidade.

Serviço
XI Seminário Internacional Espaço Livre na Cidade
Quando: 11 a 15 de abril
Onde: Sesc e Escola da Cidade.
Horário: 15h às 19h30h
Inscrições gratuitas pelo portal SescSP: http://goo.gl/YopPWK
Mais informações: www.escoladacidade.edu.br 

***
Fonte: ArchDaily.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.