‘Unequal Scenes’: fotografias aéreas mostram a desigualdade social refletida no espaço urbano

Realidade cotidiana para alguns, as desigualdades sócio-espacias podem passar despercebidas aos olhos de outros, sobretudo do nível do chão – do ponto de vista individual que, por definição, não abrange o todo. De cima, a partir de um olho imaginário que enxerga a totalidade das relações, ignorar essas desigualdades seria mais difícil – é isso que nos apresenta a série Unequal Scenes, do fotógrafo sul-africano Johnny Miller.

Assentamento Kia Sands em Joanesburgo, África do Sul. Foto: Johnny Muller / Unequal Scenes.

Campo de Golfe Papwa Sewgolum, Durban, África do Sul. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes

Assentamento Vusimuzi em Tembisa, África do Sul. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes.

Feitas a partir de um drone, as fotografias aéreas de Miller procuram destacar as rupturas no espaço físico causadas tanto pela discrepância de acesso a serviços básicos como por questões culturais e raciais. Iniciado em seu país natal, o projeto registra assentamentos de Joanesburgo e cidades próximas marcados por cicatrizes deixadas pelo apartheid – barreiras físicas que condicionam o desenvolvimento local até hoje, 24 anos após o fim do regime.

Mumbai, Índia. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes.

“Discrepâncias em como as pessoas vivem são, por vezes, difíceis de ver do chão. A beleza de poder voar é ver as coisas de uma nova perspectiva – ver as coisas como elas realmente são. Olhando diretamente de centenas de metros acima do chão, surgem cenas incríveis de desigualdade. Algumas comunidades foram expressamente projetadas com a segregação em mente, outras cresceram mais ou menos organicamente.” – Johnny Miller

Nairóbi, Quênia. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes.

Mais recentemente, Miller voltou seu olho aéreo para outras cidades dos Estados Unidos, México, Tanzânia, Quênia e Índia. Cada um destes lugares apresenta formas de ocupar o espaço e morfologias urbanas distintas e específicas de seus respectivos contextos, entretanto, as rupturas se mantêm, condicionando – e limitando – o desenvolvimento social e espacial.

Cidade do México, México. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes.

Cidade do México, México. Foto: Johnny Miller / Unequal Scenes.

 Veja mais fotografias da série Unequal Scenes no site do projeto

*** 

Romullo Baratto é arquiteto e urbanista, mestre em arquitetura e cinema pela FAU-USP. *Artigo publicado originalmente no Arch Daily.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.