Em Madri semana inteira para discutir e compartilhar a construção das Cidades Democráticas

A cidade de Madri será, entre os dias 23 e 28 de maio, a capital mundial da participação cidadã e tecnológica. Promovido pelo D-Cent Project (tecnologias descentracizadas para o engajamento cidadão), Prefeitura de MadriMedialab Prado e pelo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía que organizou uma programação intensa de uma semana sobre “cidades democráticas”, tecnologias pro comum e participação social.

O programa do encontro se divide em um Laboratório para Democracia e uma Conferência Internacional. Desde a eclosão do movimento dos Indignados #15M de 2011 a Espanha está vivendo a emergência de novas e inéditas iniciativas tecnopolíticas encabeçadas pela cidadania, com mais participação social e democracia direta.

Os novos partidos políticos como #Podemos e a nova onda de iniciativas cidadãs municipalistas como #BarcelonaEnComú e #AhoraMadrid expressam um novo tipo de política, que se carateriza pela priorização da democracia participativa, do empoderamento cidadão e da justiça social.

Abre-se uma luz na atual conjuntura política global na perspectiva da renovação das práticas políticas, de experências de novas estruturas e organizações, mais horizontais e com menos representação, típicas das sociedades rede. Como membro do Comitê Revisor do D-Cent Project (tecnologias descentralizadas para o engajamento cidadão) e entusiasta do tema não poderia deixar de comparecer para aprender e colaborar com essa iniciativa. A convite dos organizadores esterei na Espanha durante toda semana e também aproveitando para comemorar o primeiro aniversário das novas administrações políticas de Barcelona e Madri. 

 
 
Laboratório para a Democracia: 23 – 27 de Maio, Medialab Prado.
 

Democracy Lab é uma série de oficinas, hackatons e seções abertas para pensar, desenhar e desenvolver ferramentas, processos e estratégias para a participação social e democracia direta.

Conferência internacional: 27 – 28 de Maio, Museo Reina Sofía.

A conferência internacional “Tecnologias pro bem comum e o direito a uma cidade democrática” será a conclusão desta semana de atividades. A conferência promoverá um debate em torno da democracia em rede, as novas formas de participação e os bens comuns digitais das cidades.

Mais informações: http://dcentproject.eu/dcentmadrid/

***
Fonte: Software Brasil Livre.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.