Gentileza gera gentileza e torna nossos relacionamentos mais humanos

Por Francisco Iglesias

O Natal é mais que uma celebração, é uma nova chance que temos de nos reinventarmos e sermos pessoas melhores. Um lindo e feliz Natal para todos!

A Adoração dos Magos” (1481-2) de Leonardo da Vinci. Imagem: Leonardo da Vinci / Getty Images .

A maior festa de aniversário do Mundo está chegando – 25 de dezembro. O Natal foi criado para celebrar o nascimento de Jesus, o salvador do mundo prometido por Deus, para nos libertar da condenação e do castigo do pecado, segundo o cristianismo.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” – Isaías 9:6.

Quando olhamos para a Bíblia, o nascimento de Jesus indica esperança, a materialização do Amor de Deus. O ideal desse amor é a força de unir e superar todas as diferenças, é levar uma pessoa a querer o bem de outra pessoa. Por isso, sim, vale a pena celebrar o nascimento de Jesus, vale a pena celebrar o amor.

A origem da tradição de se presentear no Natal surgiu em razão dos presentes (ouro, incenso e mirra) que os três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – ofereceram ao Menino Jesus. O sentido de se ofertar presentes no Natal é nos despertar para a importância da atenção, da generosidade, do amor que temos uns pelos outros.

José Datrino (1917-1996), nascido em Cafelândia, no interior paulista, tornou-se Gentileza após uma epifania à véspera do Natal de 1961.

A época de Natal é oportuna para refletirmos sobre os sentimentos verdadeiramente natalinos e as práticas de consumismo equivocadas. Um bom início para esta reflexão, independentemente da sua religião, são as palavras do Profeta Gentileza (1917 – 1996) imortalizadas nas 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro, zona central na cidade do Rio de Janeiro e na maravilhosa canção de Marisa Monte.

Foto: Kuan Handmade.

Ele levava palavras de amor, bondade e respeito ao próximo por toda a cidade na década de 1970. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”. Os 10 mandamentos do Profeta Gentileza são:

1. Gentileza gera gentileza.

2. Nunca é tarde demais para a bondade, porque você nunca sabe quando será tarde demais.

3. Quem não veio para servir não serve para viver, deve desaparecer.

4. O dinheiro é a raiz de todo mal, a planta de toda infelicidade.

5. O diabo é o capital, que vende tudo e destrói tudo.

6. A gentileza é como a criança dentro de nós, basta deixar que ela exista.

7. Um amigo verdadeiro é capaz de ouvir sem críticas; é capaz de dar sem que ninguém perceba; A amizade não cobra, não impõe, não exige, simplesmente existe.

8. Todas as pessoas têm algum talento que pode ser explorado de alguma forma. Basta olhar para o que essas pessoas são boas.

9. Gentileza começa a ser praticada em casa, permitindo que nossos filhos pulem e sejam inocentes. A criança tem que ser criança!

10. Como ser feliz no trabalho? Amando. Como ser uma pessoa completa? Trabalhando. Como alcançar a plenitude? Sendo gentil.

O Natal é mais que uma celebração, é uma nova chance que temos de nos reinventarmos e sermos pessoas melhores. Um lindo e feliz Natal para todos!

” Amai-vos uns aos outros” – João 13: 34.

***
Francisco Iglesias é engenheiro, executivo de empresa e fundador da startup Juventude Reversa.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.