Fotógrafo registra rotina de mães que amamentam filhos com mais de 2 anos

A amamentação prolongada ainda é pouco falada e muitas pessoas ainda olham torto para uma mãe que dá de mamar para uma criança que anda e fala. Não há nenhuma contraindicação em continuar a amamentação após a criança completar dois anos.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mamar até mais tarde não causa doença psicológica nem física à criança ou à mãe. Por isso, é importante ressaltar que não há uma idade certa para fazer o desmame. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até dois anos ou mais.

A hora de fazer o desmame é uma escolha particular entre mãe e bebê, ou seja, enquanto estiver bom para ambos, não há motivos para o desmame ocorrer. Quando esse momento deixa de ser algo prazeroso para algum deles, é hora de fazer o desmame de forma gradual e amorosa.

Para chamar à atenção para a amamentação prolongada ou ‘tardia’, o fotógrafo espanhol Gaby Riva, 45, fez uma sessão fotográfica que resultou na exposição ‘Lactancia Infinita’ (amamentação infinita). O fotógrafo é pai de uma menina de seis anos e de um menino de 20 meses. “Minha mulher amamenta minha filha de forma ininterrupta desde o dia que ela nasceu. Ela amamenta os dois”, diz Gaby, que decidiu fotografar a mulher e fazer um ensaio com outras mães que amamentam seus filhos após os dois anos.

As fotos de 14 mães renderam uma exposição onde mostram elas amamentando em situações do cotidiano. A mulher dele, por exemplo, foi clicada enquanto tomava banho e amamentava a filha. Gaby diz que todas as mulheres têm filhos entre dois e seis anos. “A ideia foi dada por uma das mães que é ativista do aleitamento materno. Ela amamenta os filhos de um e três anos”, comenta o fotógrafo. Ele comenta que no final da exposição cada mãe poderá ficar com a sua própria foto.

Confira algumas fotos do ensaio:

 

 

amamentatardia6

 

amamentatardia4

 

amamentatardia3

 

amamentatardia2

***
Giovanna Balogh em seu blog Mães de Peito.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.