Metamorfose ambulante

A obra “A Metamorfose”, de Franz Kafka, completa 100 anos. Por aqui esse substantivo feminino que define a nossa capacidade de se transformar ganhou tons Pop quando Raul Seixas cantou: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

A vida nos convida a exercitar transformações. Quanto mais conscientes somos dos nossos papéis e das nossas responsabilidades, mais nos sentimos livres para revisitar escolhas, opiniões e práticas, na busca de aprimorarmos a maneira de ser e estar nesse mundo.

O mundo encontra-se conturbado, repleto de conflitos, guerras, disputas, intolerâncias, concentração de riquezas, êxodos crescentes, sistema  econômico em colapso, esgotamento das matrizes energéticas fósseis, riscos de aquecimento global e práticas de corrupção reveladas em distintos países envolvendo governantes, empresários e até representantes de instituições tidas como padrão de excelência, como a FIFA.

Que tal aproveitar o centenário de “A Metamorfose” para cada um refletir sobre o que é e o que fazer para se transformar e contribuir para as mudanças que muitas vezes apontamos no outro, mas que não somos capazes de imprimir em nós mesmos. Por aqui, fico. Até a próxima.

Leno F.Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.