Morre German Lorca um dos pilares da fotografia moderna do país

Procurando emprego, 1948. Foto: German Lorca / Itaú Cultural - Divulgação.

O artista nasceu em São Paulo, no ano de 1922, formou-se em Ciências Contábeis pelo Liceu Acadêmico, mas deixou a contabilidade por uma nova paixão, a fotografia. Em 1949, participou do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), associação de fotógrafos que introduziram novas tendências na fotografia. Registrou a paisagem da cidade de São Paulo, em especial os locais da região central, como a Praça da Sé. Abriu estúdio próprio em 1952. Em 1954, foi o fotógrafo oficial das comemorações do IV Centenário da Cidade de São Paulo, com fotos que ficaram conhecidas por capturarem ângulos inusitados de políticos e personalidades da época, como Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Orlando Villas-Boas.

Parque Dom Pedro, 1949. Foto: German Lorca / Itaú Cultural - Divulgação.Teve um estúdio, onde fazia de ensaios e fotos autorais até publicidade. Fotografou a paisagem urbana de São Paulo em diferentes períodos de 1947 a 2004, reunindo um conjunto de imagens que acompanham a construção e desconstrução da cidade.  Pioneiro tanto na fotografia publicitária quanto autoral, foi um dos mais importantes nomes da área no Brasil e no exterior, e tem obras no acervo do MoMA, o Museu de Arte Moderna de Nova York, desde 2016.

Levitação na Piscina, 2000. Foto: German Lorca / Itaú Cultural - Divulgação.

Clique para ver trecho de audiovisual, onde o próprio German Lorca fala de sua paixão pela fotografia.

German Lorca: São Paulo, 28 de maio de 1922 – 8 de maio de 2021.

***
Da redação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.