‘Você Repórter da Periferia‘ abre 50 vagas para jovens de São Paulo

Em 2017, as oficinas do projeto desenvolvido pelo Coletivo de Comunicação Desenrola E Não Me Enrola serão realizadas no Centro de Mídia e Comunicação Popular M´Boi Mirim, localizado no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. As temáticas das oficinas serão focadas em desenvolver as seguintes habilidades nos participantes: jornalismo web, redação para sites e redes sociais, vídeo reportagem, técnicas de entrevista, fotojornalismo, filmagem e  edição de vídeos, revista digital e produção de conteúdo móvel.

Para Flávia Lopes, designer gráfico e instrutora de oficinas de fotografia, o projeto vai reforçar suas ações para destacar o protagonismo jovem na periferia de São Paulo. “Estamos passando por um momento político no qual o domínio da interpretação da informação divulgada pela grande mídia é de fundamental importância para a construção de uma postura mais reflexiva e crítica, principalmente para os jovens da periferia”, reforça a instrutora, lembrando que um dos objetivos do projeto é desenvolver o senso crítico nos jovens sobre as práticas jornalísticas da grande imprensa brasileira.

Com o apoio do Centro de Mídia e Comunicação Popular M´Boi Mirim, programa de pesquisa, formação cultural e difusão da cultura periférica, criado e administrado pelo coletivo, o curso ganhará ainda mais qualidade no conteúdo das oficinas. “Nós vamos aproximar ainda mais a juventude periférica das ferramentas de comunicação que possibilitam a democratização da mídia”, destaca a instrutora.

Segundo Júlia Cruz, produtora de conteúdo do coletivo, a edição de 2017 tem tudo para ser um marco na vida dos participantes. “Eu fui aluna em 2016 do Você Repórter da Periferia. E hoje eu sou integrante do coletivo, porque me identifiquei muito com a proposta do curso. Neste meio tempo eu aprendi muito sobre a periferia e sua cultura, e também tive a oportunidade de me reconhecer como jovem negra nessa profissão de comunicadora popular”, conta a jovem, lembrando que em 2016 o curso ofereceu 30 vagas e que este ano serão 20 a mais, totalizando 50 oportunidades para a nova turma.

Outra iniciativa inovadora do Você Repórter da Periferia é apresentar a produção cultural da periferia para os jovens participantes das oficinas. “Durante o projeto eu conheci lugares que jamais imaginei que existiam na periferia de São Paulo. E o contato realizado com os articuladores culturais e moradores das comunidades durante a realização das reportagens  foi extremamente rico, pois eu me tornei mais humana e atenta à realidade social e cultural da periferia”, conta Evelyn Vilhena, aluna do projeto em 2016 e que este ano irá atuar como repórter do site de notícias do coletivo.

Flávia destaca que o objetivo coletivo de formar um núcleo de comunicação na periferia de São Paulo está se consolidando com a criação do Centro de Mídia. “Com este equipamento que disponibiliza para a comunidade do M´Boi Mirim acesso às ferramentas de comunicação colaborativa, nós reforçamos ainda mais o impacto social do Você Repórter da Periferia que é focado em educar e informar para promover o protagonismo da juventude, por meio da educomunicação”, conclui.

Os interessados em participar do projeto devem fazer sua inscrição no site do coletivo ou enviando um e-mail para desenrola.jornalismo@gmail.com e aguardar as instruções para o processo de matrícula das oficinas.

Confira o vídeo das inscrições 2017: https://youtu.be/KWwFoUboeis

***
Por Sólon Neto do Alma Preta.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.